A Diferença entre NBA e NBB

Se você é fã de Basquete certamente já se perguntou qual é a diferença entre NBA e NBB. NBA (National Basketball Association) é a principal liga profissional masculina de basquete da América do Norte; NBB (Novo Basquete Brasil) por sua vez é a liga oficial brasileira antes conhecida como Campeonato Brasileiro de Basquete.

Fundada em 6 de junho de 1946 em Nova York com o nome de Basketball Association of America, a NBA (nome adotado em 1949) abrange os países do EUA e Canadá, conta com 30 clubes os quais apenas um se localiza em território canadense, o Toronto Raptors da cidade de Toronto, atualmente na Divisão Atlântico conferência Leste.

Os times da NBA são divididos em 2 Conferências, Oeste e Leste as quais se subdividem em Atlântico, Central, Sudeste e Noroeste, Pacífico e Sudoeste. O maiores campeões são os Celtics seguidos pelos Lakers os quais monopolizaram as posições de 1 e 2º lugar nos títulos por franquia, já nos titulos por equipe os Boston Celtics seguem totalmente isolados em primeiro lugar seguidos pelos Los Angeles Lakers e logo após Chicago Bulls.

Fundada em primeiro de agosto de 2008 com sede em São Paulo a NBB conta com 18 clubes filiados devido a grande popularidade do esporte no Brasil.

O Brasil não possui divisões regionais e nem outros países anexaram algum time a liga, a maioria dos times são de São Paulo os outros são distribuídos entre Rio de Janeiro o qual detêm a atual equipe campeã Flamengo, Fortaleza (CE), Brasília, Vila Velha (ES), Goiânia, Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG).

Os torneios são disputados ou por equipe ou por federação, tendo como o Distrito federal principal vencedor de ambas as modalidades, um fato curioso é que nenhuma das seleções paulistas venceram até agora.

Uma outra curiosidade é que embora a NBA revele grandes estrelas, a maioria desses jogadores não costumam participar das olimpíadas ou competições mundiais pois seus times oficiais temem lesões, talvez essa seja a maior diferença entre a NBA e NBB pois, o Brasil envia seus principais jogadores para ambas as competições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *