Campeonato Mundial de Basquetebol Masculino de 2014

Começa dia 30 de Agosto o maior espetáculo do basquete mundial, realizado a cada 4 anos assim como a Copa do Mundo de Futebol, o Campeonato Mundial de Basquetebol Masculino de 2014. O que tinha para ser feito já foi, agora só resta as seleções fazerem pequenos ajustes para se adequar aos desafios que virão nos próximos dias.

Sabemos que para se classificar as equipes precisam vencer os torneios continentais tais como a Copa América, apesar de que algumas seleções como o Brasil se classificou automaticamente devido a convites distribuídos pela FIBA, além de é claro as classificações automáticas do país sede e do último campeão que são as seleções da Espanha e Estados Unidos.
2002 iugoslavia
Um fato curioso sobre a competição é que a terceira melhor seleção de basquete mundial da história e detentora de mais títulos na modalidade, perdendo para os EUA nas olimpíadas, hoje não existe mais, seria a Iugoslávia que atualmente se encontra dividida e representada pela seleção de basquetebol da Sérvia-Montenegro.

Outro fato é que o brasil fora bicampeão da Copa em 1959 e 1963, naquela época possuíamos uma incrível rivalidade com os Estados Unidos, cada jogo era um espetáculo único e aclamando pelos fãs do esporte, em 54 perdemos, em 59 vencemos e em casa vencemos novamente não só os EUA mas também a imbatível Iugoslávia, foi uma era de ouro para o esporte no Brasil. Até 1986 tivemos ótimas participações na modalidade masculina, mas infelizmente nosso basquete vem caindo de qualidade a cada ano.

A fase de grupos deste ano já esta confirmada, o Brasil caiu no grupo A ao lado da Espanha, os EUA ficaram no Grupo C, se a seleção brasileira passar de fase terá que vencer ainda algum time do Grupo B antes de se encontrar com os americanos, é claro se eles passarem de fase. Em 2006 a Espanha foi campeã, logo depois os EUA, certamente a seleção da Europa é a favorita absoluta, mas do outro lado temos o país que mais conseguiu conquistas no esporte em todos os anos, seria uma final emocionante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *