FIBA anuncia datas da Copa do Mundo de Basquete

Um dos poucos eventos que ainda não foi impactado por conta da pandemia do novo Coronavírus, a próxima Copa do Mundo de Basquete começou a tomar forma nessa semana com a divulgação da sede, ou melhor, das sedes, e também das datas em que será disputada. A Federação Internacional de Basquete também já anunciou um aumento no número de seleções participantes na próxima edição do Mundial.

A Copa do Mundo de Basquete em 2023 vai ser realizada entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro. E pela primeira vez na história o Mundial será disputado em mais de um país-sede, tendo jogos em três países diferentes: no Japão, na Indonésia e nas Filipinas.

Além do aumento do número de sedes, a Copa do Mundo de Basquete me 2023 terá um aumento do número de participantes: dos habituais 24 classificados até o Mundial de 2019 serão 32 classificados em 2023, o mesmo número de seleções participantes da Copa do Mundo de Futebol atualmente.

A única mudança causada pela pandemia do novo Coronavírus no cronograma para a próxima Copa do Mundo de Basquete fica por conta das eliminatórias, que tiveram o seu início adiado para não bater de frente com os jogos olímpicos de Tóquio, adiados de 2020 para 2021.

Serão seis janelas de jogos nas eliminatórias para a copa do mundo: a primeira será entre os dias 22 e 30 de novembro de 2021; a segunda janela será entre os dias 21 de fevereiro e 22 de março de 2022; a terceira janela será entre 27 de junho e 5 de julho de 2022; a quarta será entre os dias 22 e 30 de agosto de 2022; a quinta janela será entre os dias 7 e 15 de novembro de 2022; a sexta janela será entre os dias 20 e 28 de fevereiro de 2023.

A última edição da Copa do Mundo de Basquete foi disputada em 2019 na China e teve a Espanha como grande campeã, vencendo a Argentina na decisão. A terceira colocação ficou com a França, que derrotou a Austrália na decisão do terceiro lugar. O Brasil foi eliminado na segunda fase, após perder para Estados Unidos e República Tcheca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *