NBA ajusta cronograma pra evitar cansaço de estrelas

A temporada da NBA é um longo período de jogos e, nos últimos anos, a natureza extenuante da temporada apresentou um problema para os times, as emissoras e a própria liga: jogadores estelares sendo poupados de grande parte dos jogos. Diferente do futebol que raramente isso acontece, na liga de basquete americana os atletas estrelas frequentemente ficam no banco e só entram quando o clube está em apuros o que acaba diminuindo até mesmo a audiência.

O treinador do San Antonio Spurs, Gregg Popovich, muitas vezes é creditado com a popularização da tendência agora utilizada em toda a liga. Durante a temporada 2016-17, LeBron James, Kyrie Irving, Stephen Curry e Draymond Green todos faltaram jogos transmitidos pela televisão nacional.

A NBA já tomou medidas para reduzir a durabilidade do cronograma nas equipes. De acordo com um relatório do Brian Windhorst da ESPN, a programação de 2017-18 terá diferenças significativas que podem ajudar a aliviar o problema de descanso dos jogadores estrelas da NBA.

De acordo com a Windhorst, as mudanças na programação são para incluir:

• Eliminação de situações em que as equipes jogam quatro jogos em cinco dias ou 18 jogos em 30 dias.

• Uma redução no número de vezes que times jogam cinco jogos em sete noites para apenas 40 casos em toda a liga (1,3 por equipe). Na última temporada, isso aconteceu 90 vezes (três por equipe).

• Uma redução no número de vezes que as equipes jogarão em noites consecutivas. As equipes da temporada terão em média 14,9 jogos de retorno por equipe, abaixo de 16,3 por equipe durante a temporada 2016-17.

• Uma redução no número de viagens em que uma equipe joga apenas um jogo em 17%. A NBA também reduzirá as viagens de um jogo em mais de 3,2 km em 67%.

• Um aumento nos jogos de fim de semana de 549 para 568, com a maior parte do aumento aos sábados. Anteriormente, a NBA evitava sábados e domingos à tarde durante a temporada de futebol para evitar conflitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *