San Antonio Spurs aposenta camisa de Manu Ginóbili

Que o argentino Manu Ginóbili é o maior sul-americano de toda a história da liga norte-americana de basquete, a NBA, ninguém tinha a menor dúvida. E o jogador apenas confirmou este status na noite da última quinta-feira quando se tornou o primeiro atleta nascido na América do Sul a ter a sua camisa aposentada por uma equipe da NBA.

Emanuel David Ginóbili nasceu em Bahía Blanca em 28 de julho de 1977 e começou a jogar basquete em 1995 no Andino Sport Club. No ano seguinte partiu para o Estudiantes e em 1998 deu início à sua carreira internacional jogando pelo Viola Reggio Calabria, time que ajudou a subir para a elite do futebol italiano.

Em 1999 se inscreveu no Draft da NBA e foi escolhido pelo San Antonio Spurs na 57ª posição, mas ainda não assinou contrato com o time e voltou para a Itália onde defendeu o Virtus Bologna onde conquistou o título da Euroliga, inclusive sendo eleito o MVP da competição em 2001.

Com este sucesso desembarcou na NBA em 2002 e por lá ficou até o ano passado, quando anunciou a sua aposentadoria após 16 anos no San Antonio Spurs onde conquistou o título da NBA por quatro vezes, em 2003, 2005, 2007 e 2014.

A aposentadoria de Manu Ginóbili foi o ponto final de uma das eras mais vitoriosas da franquia do Texas sendo o último atleta do famoso “Big Three” a deixar os Spurs, após Tim Duncan e Tony Parker.

Coincidência ou não, após o trio se desfazer mesmo se classificando para os playoffs em todas as temporadas nunca mais teve o favoritismo dos sites de apostas, como por exemplo o betboo, ao seu lado em nenhuma das oportunidades.

A camisa 20 de Manu Ginóbili foi aposentada na noite em que o time venceu o Cleveland Cavaliers, ficando novamente perto de uma classificação para os playoffs.

Além do sucesso com a camisa do San Antonio Spurs vale lembrar que Ginóbili também fez grande sucesso com a camisa da Seleção Argentina, com quem em 2004 conseguiu o grande feito de conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *